+ 55 (41) 3276-8601 | Fax + 55 (41) 3276-8224 frettes@frettes.com.br

– NVOCC quer dizer Operador de Transporte Não Armador (Non vessel operating Common Carrier), ou seja, empresa que opera no transporte de carga internacional, porém com navio de terceiro. Ele emite conhecimento de embarque (B/L), consolida e desconsolida carga. Controla parte do navio sem ter o ônus e o aporte financeiro de um armador.

Ele compra um espaço no navio, por quantidade de containeres, por meio de contrato de frete com prazo fixado (entre 3 a 12 meses). Para os armadores tradicionais é mais cômodo e ágil trabalhar com carga já conteinerizada. O pequeno e médio importador se vale do NVOCC para consolidar sua carga, ou seja, colocar num mesmo container carga de vários importadores, para desconsolidá-las no destino.

Consolidar carga significa agrupas várias cargas de um ou vários importadores diferentes, mas que tenham um só destino. A carga agrupada segue amparada por um conhecimento “master” (MB/L) ou conhecimento “mãe”, de responsabilidade da empresa consolidadora, dirigido à empresa desconsolidadora. O “master” engloba outros conhecimentos denominados “house” ou “filhotes” (HB/L), cada um deles com seu respectivo destinatário. Em suma, na origem, as cargas de vários exportadores e até um único exportador, destinadas a um mesmo local de descarga, são agrupadas e embarcadas sob amparo do conhecimento “MB/L”, acompanhado de tantos “HB/L” quantos forem os embarques objeto de consolidação.

Desconsolidar carga é uma operação realizada no destino para separar as cargas de acordo com os conhecimentos HOUSE, para serem encaminhados aos consignatários para que promovam o despacho aduaneiro.

Fonte: Enciclopédia Aduaneira